Histórias

O macarrão dançarino



Pimentinha é o apelido de Ana Pimenta. Ela é filha do açougueiro Pedro Paulo Pimenta e da frentista Joana Penha Pimenta.
Sábado passado foi a feira de cultural lá na escola e a Ana ficou meses procurando algo que pudesse ser a sua maior apresentação de 3 série. Ela pediu ajuda ao carpinteiro que sugeriu que ela fizesse uma miniatura dos móveis de sua casa usando palitos de sorvete. Pimentinha achou interessante, mas a Pati já fez esse trabalho no ano passado.
Resolveu pedir ajuda à vizinha Rosalina, que é vendedora na loja de sapatos do Sr. André. Dona Lina, como chama a Pimentinha, deu uma dúzia de caixas de sapato para a menina, que definitivamente não teve ideia nenhuma.
Joaquim, o confeiteiro a ensinou a decorar um bolo de aniversário com frutas e confeitos, mas Pimentinha ficou preocupada com a prima Luciana, que poderia comer seu trabalho todinho antes mesmo de colocá-lo em exposição.
Chamou, então, a Lucineide que é a zeladora da escola que colocou o apelido em Ana. É ela que fica rindo das histórias malucas inventadas pela pequena durante os recreios. Entre as mordidas no pão com requeijão e os goles de suco de cenoura com laranja, que a mãe da Pimentinha prepara para o lanche, sai cada caso tão maluco que deixa a Lu até sem fôlego de tanto rir. Pois bem, a tia Lu disse com carinho:
- Você é tão criativa que vai conseguir achar uma atração sensacional.
Foi essa palavra sensacional que fez a Pimentinha lembrar-se de uns truques que estava treinando em sua casa.
A professora Dona Flor – seu nome verdadeiro era Rosa Dália de Crisântemo – o apelido vocês já devem saber o porquê- decidiu fazer uns cartazes para convidar a todos do bairro para visitar a feira. Cada criança tinha que fazer um desenho de sua apresentação e colocar um título chamativo.
O cartaz de pimentinha assim dizia:

Show do macarrão dançarino


Abaixo havia o desenho de um cachorro com roupas de ballet.
Dona Flor achou que o cartaz não estava bom e sem perguntar nada à menina, mandou que fizesse um novo desenho. Depois vários desenhos recusados, a professora mandou que ela desenhasse um pacote de macarrão.
Pimentinha era tímida e ficou com medo de desagradar a professora, por isso fez o que a senhora de óculos e jaleco amarelado havia mandado.
Todos esperavam que Pimentinha trouxesse uma marionete de macarrão para se requebrar, ao som de um rebolation, no palco que ela construiu com várias caixas de sapato coloridas.
Para surpresa de todos, inclusive da professora, quem subiu ao palco foi o Macarrão, um poodle toy que adora pular e rodopiar quando Pimentinha coloca para tocar As quatro estações de Vivaldi.
O espetáculo foi um sucesso e a Dona Flor está trazendo todas as quintas os clássicos de sua coleção para os alunos conhecerem. É por isso que eu digo: Desenho de criança não tem correção, nem comparação.
Autora: Andréia Cristina de Almeida Scatolin
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina